PAGINA INICIAL

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BH – Prefeitura distribui canudos para viciados cheirar cocaína


imageONG quer explicação da Prefeitura de Belo Horizonte sobre distribuição de canudos para viciados cheirar cocaína. 
Em nota, prefeitura informa que segue política do Ministério da Saúde; pasta nega orientação

PBH fornece também água destilada para dissolver a droga e gel lubrificante para prática de sexo anal

A ONG Defesa Social entrou com uma representação no Ministério Público contra a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que está distribuindo a usuários de droga canudos para o uso de cocaína e água destilada para dissolver a droga. Além disso, a PBH fornece, inclusive para menores de idade, camisinhas e gel lubrificante para a prática de sexo anal. O objetivo da ONG é ouvir do prefeito Marcio Lacerda, via MP, as justificativas legais e científicas da medida.

O presidente da organização, Robert Willian, classifica a ação da prefeitura como absurda. A ONG Defesa Social é uma das cinco integrantes do projeto Consultórios na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha com a abordagem e apoio aos usuários.

“Foi uma surpresa ao ver que as equipes dos Consultórios de Rua distribuem canudos para o pessoal cheirar cocaína, água destilada para que eles possam dissolver a cocaína e torná-la injetável, ainda com a orientação de distribuir preservativos e gel lubrificante para  prática de sexo anal, não excluindo disso os adolescentes, o que é uma coisa absurda”, disse.

A PBH admite que faz a distribuição para evitar o compartilhamento do material e a transmissão de doenças, como Aids e hepatites. No entanto, a justificativa é rebatida por Robert Willian.

“Está contrariando a lei de drogas, que fala que qualquer pessoa que colaborar, incentivar, induzir ou ajudar a pessoa a usar droga está cometendo um crime”, disse. “Distribuição de canudo não vai reduzir (o uso de drogas), vai é incentivar que as pessoas utilizem mais a cocaína. A questão da água… se eles não tiverem a água destilada para diluir a cocaína em pó, eles, com certeza, não vão usar”, avaliou. 
Ouça a reportagem de Mônica Miranda

 http://jornaldamissao.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário