PAGINA INICIAL

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Protesto do DEM em exposição do PT gera tumulto no Congresso



Protesto do DEM em exposição do PT gera tumulto no Congresso Placa do DEM em meio à exposição dos 33 anos do PT (Foto: Murilo Salviano/ G1) Clique para ampliar a imagem
Publicidade
Aos gritos, parlamentares dos dois partidos trocaram acusações.
DEM instalou placa em frente a exposição comemorativa dos 33 anos do PT.


Parlamentares petistas e do DEM discutiram e trocaram acusações na tarde desta quarta-feira (27) depois que o partido de oposição fez um protesto em frente a uma exposição comemorativa aos 33 do PT na Câmara (veja vídeo ao lado). A exposição traz painéis com fatos históricos da trajetória petista. Em protesto, o DEM instalou nas proximidades uma placa fazendo referência ao ano de 2005, quando vieram a público as denúncias do mensalão.

O tumulto começou quando o líder do Democratas Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) exibiram uma placa com a imagem de jornais e revistas que noticiavam, em 2005, os escândalos de corrupção que envolviam o PT. A placa do DEM foi colocada em frente ao painel oficial, entre as datas de 2004 e 2006.

Manifestantes pró-PT pegaram a placa e a levaram para fora do local da mostra. O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), aos gritos, disse que "a oposição agiu como moleque" .

O deputado Ronaldo Caiado, em resposta aos manifestantes, declarou que a placa "foi dada como presente para o PT". O deputado disse também que pretendia enviar a placa para a sala da liderança petista na Câmara.

"Nós fizemos uma inauguração oficial da verdadeira história do PT. Na história do PT faltava o ano de 2005. Então nós fizemos uma recomposição exatamente reconstituindo a história e mostrando o que foi que ocorreu em 2005", afirmou Caiado.

"A máscara do PT caiu e a realidade ficou estampada aqui no outdoor que nós apresentamos: do mensalão, dos escândalos, das pessoas envolvidas. Enfim, exatamente aquela parte que eles querem suprimir, que é o ano de 2005", disse o líder do DEM, ainda dentro da exposição.

O deputado Amauri Teixeira foi vaiado por pessoas ligadas ao DEM que estavam no local. Um grito de "mensaleiro" irritou o deputado, que começou a procurar o acusador no meio da multidão.

"Mensaleiro é você, que é moleque. Eu sou homem direito. Vai provar que eu peguei alguma coisa! Me chame de mensaleiro! Quem me chamou de mensaleiro?", gritou o deputado. Quanto mais Teixeira se irritava, mais vozes se levantavam no meio da multidão.

A assessoria do PT confirma que a placa exibida pelo DEM foi depois levada para dentro da sala da liderança petista. O material ainda teria sido encaminhado para a Polícia Legislativa, a pedido do PT. 

midiacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário