Um novo malware disseminado no Brasil se faz passar por um programa de antivírus gratuito mas, na verdade, tenta apagar o programa de segurança legítimo instalado na máquina do usuário. O trojan foi descoberto pela empresa de segurança Kaspersky. As vítimas recebem o malware por e-mail, e são infectados ao clicar em um link malicioso.
O vírus se faz passar pelo programa de antivírus gratuito Avast. Segundo a Kaspersky, o programa foi escolhido porque é o mais popular no País. "Pela minha experiência na América Latina, fica claro que as pessoas ainda não estão dispostas a pagar pela proteção enquanto tiver uma opção gratuita, e isso facilita a ação dos criminosos", afirmou em nota Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe global de analistas e pesquisadores de malware para América Latina da Kaspersky Lab.
Ao clicar no link malicioso, o usuário recebe a mensagem "Seu Avast! Antivirus esta sendo Atualizado, Aguarde" (sic). O analista afirma ainda que, além deste malware, existem outros trojans bancarios vindos do Brasil com descrições falsas, se passando por partes de diferentes antivírus.
correiodoestado
Nenhum comentário:
Postar um comentário