PAGINA INICIAL

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Inflação dos bens de consumo e das matérias-primas sobe em ritmo menor em janeiro IGP-DI marcou alta de 0,31% perante 0,66% em dezembro


 
A inflação dos bens de consumo e das matérias-primas, calculada pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) subiu 0,31% em janeiro, ante elevação de 0,66% em dezembro, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta terça-feira (5).

Em janeiro de 2012, a variação foi semelhante, de 0,30%. Em 12 meses, o IGP-DI variou 8,11%.

O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que calcula os preços na porta da fábrica, manteve a variação de dezembro, de 0,74%.
Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) acelerou e registrou variação de 1,01%, em janeiro, ante 0,66%, no mês anterior.

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) também subiu em ritmo maior e registrou, em janeiro, taxa de variação de 0,65%, acima do resultado do mês anterior, de 0,16%. 

O índice é formado pelo IPA-DI (Índice de Preços por Atacado - Disponibilidade Interna), IPC-DI (Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna) e INCC-DI (Índice Nacional do Custo da Construção - Disponibilidade Interna), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços de tarifas públicas e reajustes de contratos de aluguéis e de planos de saúde, sendo também o indexador das dívidas dos Estados com a União.

O índice também é diretamente empregado no cálculo do PIB (Produto Interno Bruto) e das contas nacionais em geral. 

r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário