Os brasileiros não estão contentes com a polícia. Estudo divulgado na última quinta-feira pela Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, aponta que 63% da população está um pouco ou muito insatisfeita com a atuação das polícias Civil e Militar.
Segundo o ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça), o percentual de insatisfação é maior entre os mais pobres (65%). Entre os mais ricos, o índice é de 62%.
Para a coordenadora da pesquisa, Luciana Gross Cunha, os dados acendem um sinal amarelo. “Consideramos um resultado crítico. Ainda mais em um momento de crise na segurança pública em Estados como São Paulo”.
A pesquisa também perguntou quais as instituições são as mais confiáveis no país. As Forças Armadas lideram o ranking com 75% das opiniões. Em seguida vem a Igreja Católica (56%), Ministério Público (53%), grandes empresas (46%), imprensa escrita (46%), governo federal (41%), polícia (39%), Poder Judiciário (39%), emissoras de TV (35%), Congresso Nacional (19%) e partidos políticos (7%).
O levantamento ouviu 3.300 pessoas em sete Estados e no Distrito Federal entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano.
Vizinhos em baixa
A confiança da população em relação aos seus vizinhos está em baixa, ficando apenas a frente de pessoas desconhecidas. Segundo pesquisa sobre relações interpessoais, apenas 30% dos brasileiros confiam em seus vizinhos.
Em primeiro lugar do ranking fica a família, com um índice de confiança de 89%, seguido por amigos (46%) e colegas de trabalho (34%).
Notícias BandRevista do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário