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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Inadimplência do consumidor caminha para normalização Segundo Serasa Experian, nível de inadimplência deve apresentar comportamento mais favorável no ano que vem



Divulgação
Mãos fazendo contas
Indicador de perspectiva da inadimplência recuou 1% em outubro, a 98,9, mantendo uma sequência de reduções mensais
São Paulo - O nível de inadimplência dos consumidores brasileiros deve apresentar comportamento mais favorável em 2013, marcando uma trajetória de normalização após quase dois anos de crescimento, estimou nesta sexta-feira a Serasa Experian.
O indicador de perspectiva da inadimplência do consumidor, que permite prever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, recuou 1 por cento em outubro, a 98,9, mantendo uma sequência de reduções mensais.
"O desemprego historicamente baixo e ganhos salariais acima da inflação, as perspectivas de manutenção dos juros básicos em patamares também historicamente baixos e a melhora gradativa do crédito contribuirão para que a inadimplência do consumidor consiga uma trajetória de normalização no ano que vem", afirmaram os economistas da Serasa.
O índice de inadimplência do consumidor apurado pela Serasa caiu 0,1 por cento em novembro ante outubro, mas avançou 13 por cento sobre um ano antes.
A entidade também estimou que a inadimplência das empresas deve registrar queda gradual em 2013, após o indicador cair 1,5 por cento em outubro ante setembro, para 92,4.
Além da taxa básica de juro mantida em níveis historicamente baixos, a Serasa destacou expectativas de aceleração do crescimento econômico e a confirmação dos prognósticos de um cenário internacional menos conturbado em 2013 como fatores que podem favorecer o cenário de inadimplência das empresas. 
exame.abril

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