Condenado pelo relator do processo do mensalão por corrupção ativa, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu ainda terá que esperar até a última “fatia” do julgamento para conhecer a sentença sobre o crime de formação de quadrilha. O petista é acusado de chefiar a “quadrilha” que desviou recursos públicos para comprar votos no Congresso Nacional.
Com as condenações por corrupção passiva de parlamentares da base do governo concluídas, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) já admitiu que houve compra de votos de parlamentares. Falta comprovar quem pode ter chefiado o esquema. No voto proferido nessa quarta-feira (3), o relator do processo, Joaquim Barbosa, deixou claro que acredita que Dirceu tinha domínio e conhecimento dos desvios do valerioduto.
— José Dirceu detinha o domínio no final dos fatos. E usava o altíssimo cargo que exercia na época dos fatos, atuava em reuniões fechadas, jantares e encontros secretos executando os atos de comando, direção, controle e garantia de sucesso do esquema criminoso, executado com divisão de tarefas.
Além de Dirceu, os petistas Delúbio Soares e José Genoino também foram condenados pelo relator por corrupção ativa. A pena neste caso é de 2 a 12 anos de prisão e multa. Já o revisor Ricardo Lewandowski considerou Soares culpado e Genoino inocente. Em seu voto, Lewandowski chegou a afirmar que o dinheiro do valerioduto foi usado para “as mais diversas finalidades”, incluindo “comprar consciência”.
Lewandowski, no entanto, deixou para se manifestar sobre José Dirceu nesta quinta-feira (4). Acostumados a divergir em seus votos, relator e revisor concordaram na condenação de cinco réus: Delúbio Soares, o publicitário Marcos Valério e seus sócios, Ramón Hollerbach e Cristiano Paz, e sua ex-diretora financeira Simone Vasconcelos.
A ex-gerente financeira Geiza Dias e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto foram absolvidos por ambos ministros. Lewandowski absolveu o advogado Rogério Tolentino, assim como Genoino, enquanto Barbosa condenou os acusados.
A expectativa para esta quinta-feira é Lewandowski conclua seu voto e pelo menos três ministros possam adiantar suas leituras.
cenariomt.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário