Da Redação redacao@novohamburgo.org(Siga no Twitter)
O Brasil deve ter a maior safra de grãos da história do país na safra 2011-2012, com 165,92 milhões de toneladas colhidas, em uma área plantada de 50,81 milhões de hectares.
A estimativa consta no 11º levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, realizado entre 22 e 28 de julho, e representa um crescimento de 1,9% em relação à safra 2010-2011, quando a produção atingiu 162,8 milhões de toneladas, e 3,1 milhões de toneladas a mais no volume total.
“Atingiremos, talvez, os 170 milhões de toneladas ainda este ano. Essa é uma notícia que fortalece ainda mais o produtor brasileiro, fortalece aqueles que trabalham no campo, que produzem e mostram que o Brasil está cada vez mais caminhando para uma política agrícola com resultados objetivos para a produção”, afirmou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro ao anunciar os números.
Entre os destaques da safra, o ministro apontou a produção de milho segunda-safra (safrinha), cuja estimativa subiu 71,7% ou 16,10 milhões de toneladas sobre a última safra, alcançando 38,56 milhões de toneladas.
No ano passado foram colhidas 22,46 milhões de toneladas da cultura, segundo a Agricultura. A pasta informou que os resultados se devem a condições favoráveis da cultura nas áreas de maior produção. A estimativa para as safras consolidadas de milho é de 72,78 milhões de toneladas, um crescimento de 26,8% (ou 15,37 milhões de toneladas) sobre o ano anterior.
As safras de soja e arroz, por sua vez, tiveram retração de 8,9 milhões e 2,01 milhões de toneladas, respectivamente, segundo as estimativas da Conab.
O ministro Mendes Ribeiro também informou que os números da safra poderão contribuir para a retomada do crescimento da economia do país no segundo semestre. “A presidente disse “Que beleza”!”, informou o ministro. “Ela mostrou uma satisfação muito grande, destacou a pujança do agronegócio brasileiro, comentamos inclusive a criação do conselho do agronegócio que está sempre presente nessa situação ajudando, apontando caminhos, alertando para situações”, completou.
Informações de Folha de São Paulo
novohamburgo.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário