PAGINA INICIAL

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Imagem mais profunda de Centaurus A é feita Foto foi tirada pelo Observatório Europeu do Sul, no Chile

A galáxia foi inicialmente documentada pelo astrônomo britânico James Dunlop no Observatório Parramalta na Austrália, a 4 de Agosto de 1826 / ESO / DivulgaçãoA galáxia foi inicialmente documentada pelo astrônomo britânico James Dunlop no Observatório Parramalta na Austrália, a 4 de Agosto de 1826ESO / Divulgação
O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou uma nova imagem da galáxia de Centaurus A. O registro foi feito após um período de exposição de mais de 50 horas, conseguindo assim viabilizar a foto mais profunda já criada do local. 

A imagem foi produzida com o instrumento WFI (Wide Field Imager) montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile. Ele utiliza filtros vermelhos, verdes e azuis, além de filtros especialmente concebidos para isolarem a radiação emitida pelo hidrogênio e oxigênio brilhantes.

A corpo cósmico é conhecido também como NGC 5128, uma galáxia elíptica peculiar e de grande massa, com um buraco negro supermassivo no seu centro, cuja massa equivale a cerca de 100 milhões de vezes que a do Sol. 

Centaurus A está localizada a cerca de 12 milhões de anos-luz de distância na constelação do Centauro e distingue-se por ser a rádio galáxia mais forte do céu. Acredita-se que a matéria situada nas regiões centrais densas da galáxia chega a libertar enormes quantidades de energia à medida que cai em direção ao buraco negro.
BAND.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário