PAGINA INICIAL

domingo, 13 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe continua até 25 de maio


Em Registro adesão à campanha superou o índice nacional no primeiro dia, mas os funcionários da Saúde pedem para que a população não deixe a vacinação para a última hora.
No município de Registro a vacinação contra a gripe começou com grande adesão por parte da população. No primeiro dia de vacinação os índices gerais da cobertura de vacinal indicam que no Brasil foram 13,37 os vacinados; já no estado de São Paulo o mesmo índice ficou em 12,79 enquanto na cidade de Registro esse índice chegou em 18,74 vacinados.
“Os índices positivos mostram que a campanha da vacinação começou muito bem em Registro. Mas é importante que as pessoas compareçam para a vacinação e que não deixem para a última hora. É importante lembrar que a vacina começa a fazer efeito a partir do 20º dia e tem efeito máximo a partir de 30 dias da aplicação. Portanto, quanto mais cedo receber a imunização melhor – especialmente agora com a proximidade do inverno”, explica a Diretora de Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica, Christiane França Pereira.
 
A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem a meta de vacinar cerca de nove mil pessoas. No município, dentre os já imunizados, estão os idosos do Lar dos Velhinhos que receberam no último sábado, (5), a dose única contra a gripe. Alguns munícipes que se encontram acamados e não podem se dirigir aos postos de vacinação também já começaram a receber em casa a imunização. Até o dia 25 de maio os funcionários visitarão os registrenses (cadastrados nas Unidades de Saúde do seu bairro) que se encontram nessa condição.
A vacina tem cobertura para três vírus incluindo o H1N1, causador da gripe A. dose é única exceto para as crianças que serão vacinadas em duas doses – a primeira distante da segunda num intervalo de 30 dias. No caso das gestantes, a vacinação contra o vírus influenza é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o lactente. Para todos os grupos a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano.
Importante lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe deve imunizar crianças entre seis meses e 2 anos incompletos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, indígenas e trabalhadores da área da Saúde. Em Registro, até o dia 25 de maio, as vacinas estão disponíveis diariamente das 08 às 17h em 16 Unidades de Saúde. É importante levar a carteira de vacinação para atualizar as eventuais vacinas que estejam atrasadas.
DIARIODEIGUAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário