PAGINA INICIAL

quinta-feira, 8 de março de 2012

Trasposição do Rio São Francisco tem nova paralisação


Image
 
Exatamente um mês após a promessa da presidente Dilma Rousseff de acelerar as obras da transposição das águas do São Francisco, o governo federal anuncia a parada total de um novo trecho da megaconstrução. O lote 3, em Salgueiro, terá o contrato de R$ 157 milhões rescindido, paralisado e a perspectiva é de retomada só em 2013. O trecho é o terceiro nessa situação e, por coincidência, o mesmo visitado em 16 de dezembro passado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para contestar denúncias sobre o abandono das frentes de trabalho da transposição.

A informação está no balanço de um ano da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), divulgado pelo governo nesta quarta (7). O lote 3 estava com o consórcio Encalso, Convap, Arvek e Record. Os outros dois que serão relicitados são o 4, de pior execução de toda a transposição e com o mesmo consórcio, e o 7, com o consórcio Carioca, S.A. Paulista, Serveng e Civilsan.

Entre janeiro e fevereiro, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou a remobilização de vários lotes. No dia 8 do mês passado, a presidente Dilma Rousseff fez sua primeira visita oficial às obras desde que assumiu o cargo, para retomar seu compromisso de concluir a transposição. O lote 3 é o terceiro a ter desistência do consórcio Encalso, Convap, Arvek e Record. O grupo de construtoras chegou a vencer a licitação do lote 5, para a construção de reservatórios em Jati, no Ceará, mas sequer iniciou os serviços e desistiu das obras. O lote 5 até hoje não foi iniciado.

Além disso, o Ministério da Integração Nacional e o consórcio estão em rescisão também do lote 4, o de pior execução de toda a transposição, com só 13% das obras feitas, de 20 quilômetros perto de Penaforte, no Ceará.
 
FONTE: CARIRI LIGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário