PAGINA INICIAL

domingo, 21 de junho de 2015

Apesar de precisar de carros pipas, crise inviabiliza pipeiros

Apesar de precisar de carros pipas, crise inviabiliza pipeiros
 Devido seca prolongada, o Governo Federal reconheceu recentemente a situação de emergência em 170 municípios paraibanos, após publicação do decreto no Diário Oficial da União (DOU). O Governo do Estado já havia feito a mesma publicação no sábado (18), no Diário Oficial do Estado (DOE). Esses municípios são abastecidos pelos carros pipas contratados pelo Exército e pelas prefeituras municipais.

Só que os cofres dos municípios estão vazios, o que inviabiliza a contratação dos pipeiros. Pelo menos foi o que garantiu o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes. Ele revelou que os municípios do Estado receberam 11% a menos de receita no mês de junho em relação ao mês de maio.


Além disso, há uma perspectiva de queda de 14% para julho, o que representa uma diminuição de 25% de recursos em apenas dois meses. De acordo com Tota Guedes, a grave situação financeira impede os municípios de arcarem com as despesas para contratação de carros pipa.


“A Paraíba é um dos estados que está mais sofrendo com a seca. Nós temos uma capacidade hídrica muito fraca. Os municípios não têm condições de arcarem com os carros-pipa, pois suas receitas estão cada vez mais diminuindo”, disse. Segundo o presidente da Famup, os municípios precisam da ajuda dos governos federal e estadual para enfrentar o período da estiagem. “Temos que ter a ajuda do governo federal e do governo do estado para suportar a crise hídrica que estamos atravessando”, falou.

Exército - Coordenada pelo Exército, a operação pipa continua levando água para matar a sede de centenas de paraibanos. A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

Por conta da seca prolongada, Exército ampliou a operação contratando mais 100 pipeiros para abastecer moradores de 24 municípios, nas regiões do Agreste, Sertão e Cariri do Estado.

A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter). A água utilizada por esses caminhões é retirada do açude de Boqueirão e de reservatórios nos municípios de Areia, Sumé e Patos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Paraíba, George Sabóia, a seca já afeta o estado desde 2012. E atualmente 23 municípios estão colapso. Carros-pipa levam água para zonas rural e urbana das cidades. No entanto, até a água para abastecer os carros-pipa está ficando escassa. Com o reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal, o governo da Paraíba aguarda para o próximo mês, a liberação de 14 milhões de reais, para a construção de adutoras de engate rápido que devem levar água dos reservatórios ainda abastecidos às cidades afetadas pela seca. Dos 123 reservatórios monitorados pela Aesa, Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba, alguns estão com menos de 20% da capacidade total. O açude Epitácio Pessoa por exemplo, localizado em Boqueirão, está com 18,1% de sua capacidade, o que corresponde a 74.490,376 milhões de metros cúbicos de água acumulada.


Severino Lopes 

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário