O gigante da Internet Google alterou os seus termos de utilização de
forma a clarificar que utilização faz dos e-mails que atravessam os seus
servidores: todas as mensagens que passam pelo Gmail são lidas
eletronicamente para fins publicitários.
A alteração dos termos de serviço, lançada na segunda-feira, surge em
resposta às críticas (que nos EUA já deram processos judiciais) de que a
Google não é suficientemente clara na utilização que faz das
informações constantes nos e-mails que passam pelo serviço Gmail.
A empresa assumiu finalmente que todos os mails que entram e saem de
uma caixa de correio Gmail é automaticamente analisado por software, com
vista a originar anúncios "personalizados" para os utilizadores.
"Esta análise acontece quando o conteúdo é enviado, recebido e quando é armazenado", lê-se nos novos termos de serviço.
O porta-voz da companhia Matt Kallman assumiu que a alteração surgiu em
resposta às críticas que muitos utilizadores têm feito à Google: "Damos
assim maior transparência e baseamo-nos no feedback que temos recebido
nos últimos meses".
Esta análise do conteúdo dos e-mails afeta tanto utilizadores do Gmail
como aqueles que não têm aqui conta, mas enviam mensagens para pessoas
que utilizam este serviço.
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