PAGINA INICIAL

terça-feira, 2 de abril de 2013

Casos de Dengue 4 aumentam mais 100% e avançam em MS

 
Os casos de dengue 4 avançaram em pouco mais de 100% nos últimos dez dias em Mato Grosso do Sul. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na quarta-feira passada, 13 cidades já confirmaram o novo sorotipo que há pelo menos 30 anos não atingia o território brasileiro.
Segundo o Laboratório Central (Lacen) até a semana passada foram inoculadas 353 amostras de isolamento viral. Dessas, 222 deram positivas, sendo que 102 foram para dengue 4, enquanto 48 para a dengue 2 e 72 para a dengue 1. Há cerca de dez dias, eram 51 amostras positivas para a dengue 4. Isso mostra que o virus está dominante no Estado.
De acordo com os especialistas, o Estado não está imune a uma epidemia em todos os 79 municípios, já que a população está sensível a este tipo de vírus porque há décadas que este não atingia o Brasil.
Até a semana passada, o Mato Grosso do Sul totalizava 73.846 notificações com 22 mortes confirmadas pela doença.
Em Campo Grande, a dengue já fez 10 vítimas fatais. Foram confirmadas dengue 4 nas cidades de Amambai, Anastácio, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Miranda, Nova Andradina, Rio Verde do MT, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

INCIDÊNCIA

O Boletim Epidemiológico do Estado revela que 71 municípios mantêm alto percentual da doença para cada 100 mil habitantes.
A maior incidência ocorre no município de Nova Alvorada do Sul, com um índice de 7.602,3 para uma população de 16.929 habitantes. O menor é em Juti com índice de 335 para 5.971 habitantes.
Conforme o Ministério da Saúde, entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia dengue está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

DENGUE 4

Os sintomas da dengue tipo 4 não é diferente de outros vírus (tipo 1, 2 ou 3). São semelhantes aos de uma gripe forte, e podem surgir de 6 a 15 dias após a picada do mosquito, que em geral não é perceptível, nem coça como as picadas dos mosquitos em geral.
Após o ‘ataque’, os sintomas da dengue tipo 4 surgem de repente com dor no fundo dos olhos; febre alta repentina; dor nas articulações (juntas); dor muscular e cansaço extremo.
Os sintomas da dengue tipo 4 começam a desaparecer por volta dos 15º dia após o início do aparecimento dos sintomas, embora geralmente o cansaço próprio da dengue ainda se mantém por mais tempo.
Mapa mostra incidência da dengue em MS 

fatimanews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário