PAGINA INICIAL

sábado, 16 de março de 2013

Prévia do PIB chega a subir 1,29% no mês de janeiro e ultrapassa expectativas

Prévia do PIB chega a subir 1,29% no mês de janeiro e ultrapassa expectativasApós um 2012 com pouca atividade ecrescimento de PIB abaixo de 1%, a economia deste ano começou tendo sinais positivos para a melhoria da indústria e chegou a superar as expectativas que os analistas de mercado tinham.
Conforme apontam dados do Banco Central (BC) que foram divulgados durante a sexta-feira (15), a economia teve avanço de 1,29% no mês de janeirocomparado a dezembro, neste resultado está incluso o ajuste sazonal, onde não são desconsiderados os efeitos de cada período do ano.
Analistas que foram consultados através Reuters aguardavam um aumento de 0,9% emcomparação com o mês de janeiro. No mês de dezembro, conforme o índice das atividade do Banco Central (IBC-BR), a economia teve crescimento de 0,26%, menos que o 0,57% registrado no mês de novembro.
Este resultado no mês de janeiro está unido ao desempenho acima do que foi esperado para a produção das indústrias. O aumento da atividade em fábricas no mês de janeiro foi de 2,5% com relação ao mês de dezembro, e significou uma evolução de maneira mais forte em comparação mês a mês desde março de 2010.
O setor de produção produtivo foi visto como o principal vilão ao baixo PIB registrado em 2012. Entre o alto nível dos estoques, concorrência junto a importados e famílias que estão em dívidas, a indústria acabou o ano passado tendo queda de 2,6%, que é o pior desempenho desde o ano de 2009.
Tendo estoques com menores quantidades e o impulso para investimentos sobre a infraestrutura, é esperado que ocorra uma retomada em 2013. Analistas chegam a acreditar que haja avanço de aproximadamente 3% no setor, o que pode fazer com que o PIB também tenha uma alta de cerca de 3% ainda neste ano.
Mesmo com um ritmo de apenas 0,6%, as vendas no varejo também colaboraram para que este segmento iniciasse este ano tendo alta. Diferentemente da indústria, o comércio contou com um ano positivo em 2012, e agora indica que haverá uma tendência para a acomodação. 
noticiasbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário