piloto alemão Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) tornou-se este domingo,
aos 26 anos, o mais jovem tetracampeão do Mundo de Fórmula 1, ao vencer o
Grande Prémio da Índia, 16.ª das 19 provas do calendário.
foto Ahmad Masood/Reuters |
O alemão, que partiu da "pole position", dominou a prova do início ao fim e completou as 60 voltas ao circuito Buddh, em Nova Deli, em 1:31.12,187 horas, terminando à frente do seu compatriota Nico Rosberg (Mercedes) e do francês Romain Grosjean (Lotus).
O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), único piloto que poderia impedir Vettel de chegar ao título, terminou em 11.º e ficou fora dos pontos. A três provas do final, ou seja, com 75 pontos por disputar, Vettel lidera o Mundial com 322 pontos, mais 115 do que Alonso, segundo classificado.
O germânico, nascido em Heppenheim a 3 de julho de 1987, que bateu recordes de precocidade na conquista de todos os seus títulos, igualou o registo do francês Alain Prost, também campeão por quatro vezes, em 1985, 1986, 1989 e 1993.
Depois de no ano passado ter entrado para a restrita lista dos tricampeões, juntando-se ao australiano Jack Brabham, ao britânico Jackie Stewart, ao austríaco Niki Lauda e aos brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna, Vettel está somente atrás do argentino Juan Manuel Fangio, cinco vezes campeão nos primórdios da F1, e do seu compatriota Michael Schumacher, que ostenta sete títulos, cinco dos quais consecutivos (2000-2004).
jn.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário