Uma jovem norte-americana inventou um aparelho capaz de carregar um telemóvel em apenas 20 segundos. A invenção está a despertar interesse nos gigantes da tecnologia.
A criação da jovem californiana, de 18 anos, consegue armazenar uma grande quantidade de energia num espaço reduzido. Esha Khare aumentou a energia e diminui o espaço, em comparação com as baterias disponíveis de momento, no mercado.
O equipamento, conhecido como supercapacitador, ainda se encontra em fase de testes. No entanto, já se especula sobre a adaptação a outros equipamentos portáteis e até automóveis que funcionem com bateria elétrica.
A ideia foi merecedora de um prémio de 50 mil dólares |
Como fruto do seu trabalho, Esha recebeu um prémio de 50 mil dólares (quase 40 mil euros), atribuído na Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). A Intel ISEF é a maior competição de ciência "pré-ensino superior" em todo o mundo, que chega a atribuir prémios superiores a três milhões de euros.
A estudante, que solucionou um problema para o qual muitas empresas procuravam resposta, deverá entrar numa das mais prestigiadas instituições do mundo: a Universidade de Harvard.
A inventora do supercapacitador está já em conversações com a gigante Google, sendo o tema de maior foco a adaptação do aparelho a outros equipamentos.
jn.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário