PAGINA INICIAL

sábado, 26 de janeiro de 2013

Saúde – Cadastro Nacional de Especialistas será criado para conhecer o perfil dos médicos e a distribuição da atuação médica em todo o País



Cadastro Nacional de Especialistas
Cadastro Nacional de Especialistas


Com o objetivo de conhecer o perfil dos médicos e a distribuição da atuação médica em todo o território nacional, está sendo elaborado o Cadastro Nacional de Especialistas, uma ação conjunta do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com o secretário da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, a iniciativa é o ponto de partida para a formulação de uma política de formação de especialistas no País nos próximos 10 a 15 anos.
 
Para a elaboração desse banco de dados, serão utilizadas inicialmente informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), da Comissão Nacional de Residência Médica e do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira. A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Observatório de Relações Humanas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
O secretário Mozart Sales destacou a importância de construir um caminho para entender como é desenvolvido o trabalho das especialidades que atuam na área de saúde suplementar. Para isso, é fundamental integrar, já neste primeiro momento, as informações do setor quanto à atuação médica contando para isso com os dados relevantes das operadoras de planos de saúde.

Segundo o diretor-presidente da ANS, André Longo, para que o Cadastro Nacional de Especialistas cumpra o seu papel é fundamental a integração de esforços entre as instituições parceiras para que haja o compromisso com a atualização periódica dos dados, facilitando o acesso às informações pelos beneficiários de planos de saúde, gestores e sociedade em geral sobre a atuação dos profissionais do setor de saúde no País.

Mais médicos

Em junho do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de novos cursos de medicina no País, além da ampliação das vagas já existentes nas faculdades públicas e particulares. A ideia é aumentar o número de médicos no País e evitar que algumas regiões sofram com a falta desses profissionais. 
portalbraganca

Nenhum comentário:

Postar um comentário