Em 2012, a Paraíba ficou em 7º lugar no ranking dos estados que mais tiveram cheques devolvidos, pela segunda vez. A cada 100 cheques compesados nas instituições bancárias que atuam no Estado, pelo menos 14 foram rejeitados por insuficiência de fundos. O percentual paraibano foi de 6,76%, bem acima do registrado na região Nordeste (3,76%) e o triplo do Basil, que ficou em 2,02%.
Os dados sobre os cheques compensados e devolvidos são do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. No Brasil, foi o maior percentual de devolução desde 2009, quando 2,15% dos cheques compensados retornaram por falta de fundos.
O volume de cheques sem fundos também cresceu nas comparações anual e mensal. Em dezembro foram 2,04% de cheques sem fundos, percentual maior que o 1,96% de devolução, observado em novembro último, e que o 1,99% registrado em dezembro de 2011.
Para os economistas da Serasa Experian, os cheques sem fundos experimentaram três diferentes momentos em 2012: de janeiro a maio, de junho a setembro e de outubro a dezembro. De janeiro a maio ocorreram seguidas elevações no número de cheques devolvidos, com exceção de abril, quando foi registrada uma ligeira queda. Esse período refletiu as dificuldades do consumidor em honrar os cheques pré-datados emitidos no Natal/2011, juntamente com as despesas típicas de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares). O período de junho a setembro, por sua vez, é marcado por sucessivas quedas no volume de cheques devolvidos, reflexo do recuo da inadimplência do consumidor, que, por estar endividado, consumiu e financiou menos. Por fim, de outubro a dezembro houve altas no total de cheques sem fundos, em decorrência do Dia das Crianças e do Natal.
Nos Estados e regiões
Em 2012, Roraima foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,88%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,46%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques em 2012, com 4,44%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,58%.
Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos em 2012, por estado e região:
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Os dados sobre os cheques compensados e devolvidos são do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. No Brasil, foi o maior percentual de devolução desde 2009, quando 2,15% dos cheques compensados retornaram por falta de fundos.
O volume de cheques sem fundos também cresceu nas comparações anual e mensal. Em dezembro foram 2,04% de cheques sem fundos, percentual maior que o 1,96% de devolução, observado em novembro último, e que o 1,99% registrado em dezembro de 2011.
Para os economistas da Serasa Experian, os cheques sem fundos experimentaram três diferentes momentos em 2012: de janeiro a maio, de junho a setembro e de outubro a dezembro. De janeiro a maio ocorreram seguidas elevações no número de cheques devolvidos, com exceção de abril, quando foi registrada uma ligeira queda. Esse período refletiu as dificuldades do consumidor em honrar os cheques pré-datados emitidos no Natal/2011, juntamente com as despesas típicas de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares). O período de junho a setembro, por sua vez, é marcado por sucessivas quedas no volume de cheques devolvidos, reflexo do recuo da inadimplência do consumidor, que, por estar endividado, consumiu e financiou menos. Por fim, de outubro a dezembro houve altas no total de cheques sem fundos, em decorrência do Dia das Crianças e do Natal.
Nos Estados e regiões
Em 2012, Roraima foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,88%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,46%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques em 2012, com 4,44%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,58%.
Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos em 2012, por estado e região:
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
pb agora
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