PAGINA INICIAL

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Asteroide se aproxima da Terra nesta quarta-feira


Asteroide se aproxima da Terra nesta quarta-feira09 Janeiro 2013 por:

Redação Horizonte MS / Foto: UH/IA
 
 
 
O asteroide Apophis se aproximará da Terra nesta quarta-feira (9), a uma distância estimada de 14,5 milhões de quilômetros. De acordo com astrônomos, essa é maior aproximação do corpo celeste já observada, e não representa nenhum risco para o nosso planeta.
 
O corpo celeste que orbita entre a Terra e Vênus possui um diâmetro estimado em 270 metros, cerca de três vezes o tamanho de um campo de futebol. Apesar da proximidade, não haverá perigo, pois a passagem do asteroide ocorrerá a uma distância equivalente a 36 vezes a distância da Lua em relação a Terra.
 
A aproximação de Apophis pode não ser visível a olho nu da Terra ou por telescópios domésticos. Porém o site Slooh.com deve transmitir o evento ao vivo a partir das 22h (no horário de Brasília), as imagens produzidas por telescópios localizados nas Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico.
 
O asteroide foi descoberto em 2004, e recebeu o nome de Apophis, inspirado na mitologia Egípcia. Em um primeiro momento de sua descoberta trouxe preocupação aos astrônomos, que após cálculos revelou uma grande possibilidade de colisão com a Terra em 2029. Porém novos estudos da agência espacial norte-americana (Nasa), apontou para uma passagem próxima, cerca de 22 mil quilômetros do nosso planeta em abril de 2029. Sendo a menor distância observada nos tempos atuais.
 
 
Apesar de ser a maior aproximação já observada nos últimos tempos, não oferece riscos imediatos à Terra. Por outro lado, existe a chance de que, durante esta passagem em 2020, a gravidade terrestre altere seu curso e desvie o asteroide para um impacto direto com o nosso planeta em 2036. Sua queda teria o potencial de arrasar uma cidade como São Paulo.
 
 
Com informações da Época/horizontems

Nenhum comentário:

Postar um comentário