A
Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) divulgou no Diário Oficial
deste sábado (22) dois editais para a realização do concurso público.
Estão sendo oferecidas 110 vagas e os salários oferecidos variam de R$
1.213,38 a R$ 11 mil.
O primeiro edital oferece 20 vagas de
Consultor Legislativo e duas de Analista Legislativo, que é necessária a
escolaridade de Ensino Superior Completo. A remuneração chega a R$
2.022,27. Para o posto de Assessor Técnico Legislativo (Ensino Médio
Completo) são 16 vagas e a remuneração é de R$ 1.449,30. O maior número
de oportunidades é para Assistente Legislativo (Ensino Fundamental II
Completo). São 71 postos disponíveis e o vencimento é de R$ 1.213,38.
A
taxa de inscrição para os cargos do primeiro edital são as seguintes:
Consultor Legislativo e Analista Legislativo: R$ 83,00, Assessor Técnico
Legislativo: R$ 58,00 e Assistente Legislativo: R$ 45,00. O pagamento
do valor da inscrição poderá ser efetuado em dinheiro, cheque do próprio
candidato ou débito em conta corrente de bancos conveniados.
Para
ocupar o cargo o candidato precisa ter mínima de 18 anos, estar em dia
com as obrigações eleitorais; estar em dia com os deveres do Serviço
Militar, para os candidatos do sexo masculino; não registrar
antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos
civis e políticos; entre outros. O certame está sendo organizado pela
Fundação Carlos Chagas. Há 37 anos a ALPB não realizava um concurso
público.
O segundo edital é para o cargo de Procurador. A
inscrição custa R$ 95,00 e a Assembleia Lesgislativa solicitará a
presença de representante da OAB/PB na aplicação das provas. O candidato
deve ter diploma devidamente registrado de conclusão de curso de
graduação de ensino Superior em Direito, fornecido por Instituição
reconhecida pelo Ministério da Educação e estar inscrito na OAB. Será
disponibilizada apenas uma vaga e o subsídio é de R$ 11 mil.
Inscrições -
As inscrições para o Concurso serão realizadas, exclusivamente pela
Internet, no período de 7 de janeiro de 2013 a 6 de fevereiro 2013. A
Fundação Carlos Chagas disponibilizará computadores para a inscrição de
candidatos que não tiverem acesso à Internet em João Pessoa, Campina
Grande, Patos e Cajazeiras.
Para inscrever-se, o candidato deverá
acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br durante o período
das inscrições e, por meio do link referente ao Concurso Público da
Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.
Provas -
Para todos os cargos, a prova objetiva, constará de questões objetivas
de múltipla escolha, com cinco alternativas e será realizada no dia 7 de
abril. Para os cargos de Consultor, Analista e Assessor Técnico
Legislativo haverá prova de Redação. Para o cargo de Assistente
Legislativo será necessária prova de digitação.
Atribuições básicas dos Cargos
CONSULTOR
LEGISLATIVO: Prestar consultoria técnica à Mesa Diretora, às Comissões
Técnicas e aos Deputados, no âmbito da Assembleia Legislativa, nas suas
funções legislativa, parlamentar e fiscalizadora, consistindo na
elaboração de estudos técnicos opinativos sobre matérias de interesse
institucional da Casa, na preparação por solicitação, de minutas de
proposições, de pronunciamentos e de relatórios e na prestação de
esclarecimentos técnicos atinentes às funções constitucionais; elaborar
programas que auxiliem os órgãos de administração da Casa; prestar
assessoramento e acompanhamento de projetos junto à administração geral
da Assembleia Legislativa; emitir relatórios e auxiliar as atividades
atinentes ao Poder Legislativo, além de outras atribuições quando
designado pela Mesa Diretora ou pelo Presidente da Assembleia;
ANALISTA
LEGISLATIVO: Prestar assessoramento técnico à Mesa Diretora, às
Comissões Técnicas e aos Deputados, no âmbito da Assembleia Legislativa,
nas suas funções legislativa, parlamentar e fiscalizadora, consistindo
na elaboração de estudos técnicos opinativos sobre matérias de interesse
institucional da Casa, na preparação por solicitação, de minutas de
proposições, de pronunciamentos e de relatórios e na prestação de
esclarecimentos técnicos atinentes às funções constitucionais; elaborar
programas que auxiliem os órgãos de administração da Casa; prestar
assessoramento e acompanhamento de projetos junto à administração geral
da Assembleia Legislativa; emitir relatórios e auxiliar as atividades
atinentes ao Poder Legislativo, além de outras atribuições quando
designado pela Mesa Diretora ou pelo Presidente da Assembleia; prestar
atendimento e procedimentos clínicos de interesse da Assembleia
Legislativa; elaborar laudos, perícias, atestados e relatórios afetos a
sua área; orientar, coordenar e executar atividades na área de saúde;
identificar e tratar problemas psíquicos e outros dentro de sua
especialidade;
ASSESSOR TÉCNICO LEGISLATIVO: Assessorar,
supervisionar e realizar inventários de cunho legislativo; proceder a
execução e controle de atividades de serviços de diagramação, impressão e
de informática; orientar atividades em geral, dentro de sua
especialidade; acompanhar a tramitação de processos legislativos;
executar atividades e tarefas diversas atinentes à administração da
Casa; executar trabalhos administrativos rotineiros, escrituras, fichas,
redação de informações sumárias e correspondências, bem como quaisquer
outros trabalhos relacionados com a Assembleia, seja em auxílio aos
Deputados, seja por determinação do Presidente;
ASSISTENTE
LEGISLATIVO: Auxiliar os diversos setores da Casa, em atividades de
apoio, administrativas e complementares, colaborando com todos os órgãos
da Assembleia Legislativa, onde couber sua especialidade de
conhecimento e capacidade; desenvolver ações e cumprir determinações
emanadas da administração superior.
CARGO DE PROCURADOR:
Representar judicial e extrajudicialmente a Assembleia Legislativa, no
que lhe couber; exercer funções de consultoria e assessoramento jurídico
à Mesa Diretora e aos gabinetes dos Deputados; defender o ato ou texto
impugnado e processado junto ao Poder Judiciário; representar
judicialmente as comissões parlamentares de inquérito, instituídas pela
Assembleia Legislativa, assim como as comissões permanentes e
temporárias previstas no Regimento Interno; acompanhar a realização de
processos administrativos disciplinares e sindicância dos funcionários
do Poder Legislativo; elaborar minutas de contratos, convênios e outros
instrumentos jurídicos nos quais a Assembleia Legislativa seja parte;
emitir pareceres em processos sobre matéria jurídica de direitos dos
servidores da Assembleia Legislativa; opinar e realizar parecer
jurídico, quando solicitado pela Comissão de Constituição e Justiça, bem
como pelas outras comissões permanentes, temporárias e especiais;
elaborar projetos de lei, resoluções e exposições de motivo; desempenhar
outras atribuições de caráter jurídico que lhe forem expressamente
atribuídas pela Mesa Diretora.
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