O serviço de comunicação por voz sobre IP (VoIP) Skype informou na tarde desta quarta-feira (14) que resolveu uma falha de segurança que permitia que hackers usassem o nome do usuário e o e-mail para obter a senha e, com isso, tomar o controle da conta do usuário no serviço. Na manhã de hoje, a empresa chegou a retirar o recurso que permite que os usuários troquem a senha do ar, enquanto investigava o problema.
"No início desta manhã nós fomos notificados sobre problemas em torno da alteração de senhas em nosso site. O problema afetou alguns usuários, que registraram múltiplas contas de Skype associadas ao mesmo endereço de e-mail. Nós suspendemos o recursos de alteração de senha temporariamente nesta manhã, como uma precaução, e fizemos algumas atualizações no processo de troca de senha, então agora ele está funcionando apropriadamente", diz a empresa, no comunicado.
"Nós estamos entrando em contato com um pequeno número de usuários que podem ter sido impactados pelo problema, de forma a ajudá-los da forma necessária. O Skype está comprometido em oferecer uma ferramenta de comunicação segura para nossos usuários e pedimos desculpas pelo inconveniente."
De acordo com o site The Verge , a falha de segurança foi descoberta por hackers russos, que informaram o problema à empresa, após divulgar a descoberta. A falha na ferramenta de recuperação de senha permitia que os hackers, de posse apenas do nome do usuário e e-mail, conseguissem acesso a conta para mudar a senha em poucos minutos. Ainda não está claro a quantidade de contas que foram exploradas pelos hackers antes de avisar a Microsoft sobre a falha de segurança.
Integração com MSN Messenger
O Skype foi recentemente escolhido pela Microsoft, empresa que adquiriu a empresa em maio de 2011, como sua principal plataforma para comunicação. O serviço Windows Live Messenger, mais conhecido no Brasil como MSN Messenger, será aposentado no primeiro trimestre de 2013 em todo o mundo, com exceção da China. O fim do serviço acontecerá após a integração das contas dos usuários do Messenger com o Skype, que já pode ser feita a partir de agora.
tecnologia.ig.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário