A operadora de telefonia Tim anunciou que vai adotar a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, de permitir ao usuário fazer uma nova ligação gratuita em até dois minutos para o mesmo número se a chamada cair. Segundo a operadora, a expectativa é que o sistema passe a funcionar a partir da próxima quarta-feira, dia 22, em seis estados do Nordeste: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
A medida ocorre uma semana após o Ministério Público no Paraná divulgar relatório de fiscalização que acusa a Tim de derrubar a chamada intencionalmente dos planos que cobram por chamada. Segundo o presidente da Anatel, João Resende, a determinação da Agência é valida para todas as operadoras que oferecem planos de cobrança por chamada e pretende evitar prejuízos aos clientes.
"É muito importante dizer que isso é uma medida que visa uma proteção aos consumidores em relação ao volume de quedas de chamada, mas é muito importante também fazer uma colocação de que o que nós esperamos na verdade é que haja uma melhoria substancial na qualidade dos serviços. Nossa preocupação, evidentemente, é de que a chamada não caia e essa proposta é uma forma de amenizar os possíveis prejuízos aos usuários quando se tratar em interrupção de chamadas."
A jornalista Adriana Araújo é uma das clientes que já foram prejudicadas pelas quedas de ligação da Tim. Ela diz que o problema ocorre mais quando liga para telefones fixos, mas que o plano oferecido pela operadora é vantajoso.
"Eles prometem um serviço e você confia. Quando você geralmente está resolvendo alguma coisa, ai você vai fazer uma outra ligação. Ai vai ter um outro custo e a ligação não sai apenas por cinquenta centavos como eles prometem, sai por um real. Apesar desses problemas, ainda é uma solução boa. Esses dias eu liguei para uma colega da Tim e falei 40 minutos a 25 centavos."
De acordo com a determinação da Anatel, as empresas que não cumprirem a regra podem ser multadas e ainda vão ter que ressarcir o cliente.
A medida ocorre uma semana após o Ministério Público no Paraná divulgar relatório de fiscalização que acusa a Tim de derrubar a chamada intencionalmente dos planos que cobram por chamada. Segundo o presidente da Anatel, João Resende, a determinação da Agência é valida para todas as operadoras que oferecem planos de cobrança por chamada e pretende evitar prejuízos aos clientes.
"É muito importante dizer que isso é uma medida que visa uma proteção aos consumidores em relação ao volume de quedas de chamada, mas é muito importante também fazer uma colocação de que o que nós esperamos na verdade é que haja uma melhoria substancial na qualidade dos serviços. Nossa preocupação, evidentemente, é de que a chamada não caia e essa proposta é uma forma de amenizar os possíveis prejuízos aos usuários quando se tratar em interrupção de chamadas."
A jornalista Adriana Araújo é uma das clientes que já foram prejudicadas pelas quedas de ligação da Tim. Ela diz que o problema ocorre mais quando liga para telefones fixos, mas que o plano oferecido pela operadora é vantajoso.
"Eles prometem um serviço e você confia. Quando você geralmente está resolvendo alguma coisa, ai você vai fazer uma outra ligação. Ai vai ter um outro custo e a ligação não sai apenas por cinquenta centavos como eles prometem, sai por um real. Apesar desses problemas, ainda é uma solução boa. Esses dias eu liguei para uma colega da Tim e falei 40 minutos a 25 centavos."
De acordo com a determinação da Anatel, as empresas que não cumprirem a regra podem ser multadas e ainda vão ter que ressarcir o cliente.
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