PAGINA INICIAL

terça-feira, 31 de julho de 2012

UEPB vai oferecer três cursos de graduação no presídio do Serrotão em Campina

O presídio masculino e feminino do Serrotão, em Campina Grande, deverá receber em até 2 meses uma unidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que pretende oferecer os cursos de Letras, Matemática e História para cerca de 220 presidiários inicialmente. A instituição investiu R$ 1,5 milhão em uma estrutura que contará com salas de aula, sala multiuso, sala para oficinas e biblioteca.    

As obras foram iniciadas no ano passado, segundo a reitora da universidade, Marlene Alves. Ela explicou que o projeto foi iniciado em 2010, quando o Juizado de Execuções Penais na cidade, solicitou a ajuda da Instituição de Ensino para a realização de um trabalho que fosse além da oferta de cursos temporários e que pudesse, de fato, contribuir para a ressocialização dos apenados. “Nós estudamos o caso e decidimos implantar a Universidade dentro do presídio”, contou a reitora.    

Ela explicou que estão sendo construídas oito salas no setor masculino, com uma capacidade para 16 alunos em cada uma delas. “Na área feminina nós estamos construindo uma sala ampla de multiuso, com capacidade para cerca de 100 pessoas.    

Esse foi um pedido das próprias presidiárias, que preferem um espaço maior para a prática de diversas outras atividades, como as artes, oficinas e para o trabalho”, informou.    

O projeto é completamente inovador, possibilitando a inserção do público do presídio em um mundo de conhecimento e que futuramente poderá render bons frutos, no trabalho e na vida social dessas pessoas. A estrutura, que deverá ficar pronta em até 2 meses, com o início imediato dos serviços, também irá contar com uma biblioteca, berçário e creche.“Já foi instalado um escritório modelo, onde estão atuando advogados e, no próximo mês, os alunos de Direito que estarão voltando das férias. Esse serviço vai resolver procedimentos jurídicos dos presos”, afirmou.    

A reitora também informou que parte do fundo investido foi adquirido através de doações de empresárioscampinenses.    

“Foram cerca de R$ 60 milhões”, frisou. Ela contou que outros cursos, como Filosofia ou Artes poderão ser implantados futuramente.  



JORNAL DA PARAÍBA/PB AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário