PAGINA INICIAL

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Remédio é esperança contra a Aids


Truvada é o primeiro medicamento aprovado para prevenir a infecção de adultos Truvada é o primeiro medicamento aprovado para prevenir a infecção de adultos
A FDA (Agência de Alimentos e Drogas, na sigla em inglês), espécie de Anvisa dos Estados Unidos, aprovou ontem a primeira droga que previne a infecção por HIV em adultos. O Truvada, produzido pelo laboratório Gilead Sciences, reduziria o risco de contágio por vias sexuais em grupos de alto risco.
Trata-se do primeiro medicamento aprovado para prevenir a infecção de adultos que não têm HIV. Desde 2004, o Truvada já é vendido nos Estados Unidos como tratamento para soropositivos, usado em coquetéis com outros remédios. Agora, ele passa a ser recomendado também para pessoas que não possuem o vírus.
Em comunicado, a comissária da FDA Margaret Hamburg definiu a aprovação como um “importante marco na luta contra a Aids”. No entanto, a agência ressalta que o Truvada não deve ser usado como único método para evitar a infecção. “Ele deve ser utilizado na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro, para prevenir as infecções”, diz o comunicado.
Estima-se que o mundo tenha cerca de 34 milhões de soropositivos e, anualmente, cerca de 2,7 milhões de novos infectados são registrados.
O novo remédio atuaria na redução desse número. Em estudos clínicos feitos pela FDA, o Truvada reduziu o perigo de infecção por HIV em 42% entre mulheres transexuais e em 75% entre casais heterossexuais, quando apenas um dos dois estava infectado pelo HIV.
A aprovação foi criticada por alguns grupos. Segundo a Aids Healthcare Foundation, a utilização contínua do medicamento pode levar a uma falsa sensação de segurança, o que acarretaria na diminuição do uso de outros métodos preventivos, como preservativos. 
diariosp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário