PAGINA INICIAL

sábado, 9 de junho de 2012

Instalação de Montadora de Veículos Anunciada na Paraíba Poderá Não Acontecer


img
img
O site especializado em negócios automotivos "Automotive Business" divulgou uma notícia que é um verdadeiro balde de água fria para quem alimenta expectativa de ver uma montadora de veículos na Paraíba.

Ocorre que um comercial de TV veiculado na Paraíba esta semana peloGrupo Caoa promete o investimento em nova fábrica no Estado nordestino, o que gerou uma onda de especulações na imprensa. O porta-voz da empresa, no entanto, desmentiu a nova investida do controlador do grupo, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que começou sua carreira no setor automotivo como concessionário Ford em Campina Grande, no interior da Paraíba. A versão oficial é que houve um engano no texto do filme publicitário, que apresenta de maneira geral as operações e os investimentos da Caoa no Estado. Seria, portanto, mais um dos diversos balões de ensaio que o empresário costuma soltar no mercado para chamar a atenção sobre seus negócios.

Andrade nunca escondeu seu desejo de fazer uma fábrica em seu Estado de origem, mas para pessoas próximas o empresário afirmou que até hoje essa iniciativa nunca foi além de estudos. No filme veiculado pela TV paraibana (que já foi retirado do ar), quando é anunciada a fábrica no Estado são mostradas imagens da unidade de produção que o Grupo Caoa tem desde 2007 em Anápolis (GO), onde monta caminhões e utilitários esportivos sob licença da coreana Hyundai, da qual é também o importador oficial no Brasil. 

Diversos veículos de imprensa especularam que o empresário, desta vez, iria montar na Paraíba carros de alguma marca chinesa. Desde 2010 são veiculados rumores que Andrade estava em negociações com a BYD e, mais recentemente, com a Great Wall. Contudo, segundo fontes, essa é uma possibilidade remota, pois Andrade mantém contrato de exclusividade com a Hyundai, que o impede de fabricar ou representar qualquer outra marca - o Grupo Caoa também é importador oficial no Brasil da japonesa Subaru e têm concessionárias Ford, mas essas relações são toleradas pela empresa coreana porque já existiam antes de o acordo de representação no Brasil ser firmado com Andrade. 

Fontes informam que as montadoras chinesas, com planos de vender seus veículos no Brasil, de fato já procuraram Andrade, por causa da fama que ele conquistou ao construir a boa reputação da Hyundai no País e impulsionar as vendas da marca. Entretanto, nunca houve entendimento. 

Revista do Cariri
Click pb com Automotive Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário