Três astronautas chineses acoplaram nesta segunda-feira (18), com sucesso, a nave Shenzhou 9 a módulo Tiangong 1, na primeira missão de acoplagem tripulada. É também a primeira viagem com uma astronauta chinesa mulher, Liu Yang.
O lançamento foi anunciado em fevereiro, mas na ocasião foi informado que seria uma nave não tripulada com animais e sementes a bordo para realizar experimentos em condições de gravidade zero e radiação. É a quarta viagem tripulada da China depois das realizados em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008. A viagem é um passo importante para a construção de uma estação espacial chinesa, prevista para 2020. Liu Yang A designação de Liu foi anunciada semana passada após um longo processo de seleção que deu preferência a mulheres casadas e com filhos (embora esse não seja o caso da escolhida), devido ao fato de o voo espacial e a possível exposição à radiação poderem causar infertilidade. Os critérios da escolha são rigorosos. A escolhida tinha, entre outros, de ter dentes perfeitos, pele sem calos ou problemas, bom hálito e odor corporal agradável -o contrário pode ser um problema durante a permanência no espaço. Liu Yang, que faz parte da missão, é a primeira astronauta chinesa. Ela foi escolhida sob critérios rigorosos, precisando ter dentes perfeitos, pele sem calos, bom hálito e odor corporal agradável. O módulo Tiangong-1 é visto da Shenzhou-9 durante a acoplagem. É a primeira viagem espacial da China feita para realizar o processo, um passo importante para a construção de uma estação espacial, prevista para 2020 Fonte: g1.globo.com/marataizes.com |
PAGINA INICIAL
segunda-feira, 18 de junho de 2012
China faz acoplagem espacial com missão tripulada Astronautas acoplaram nave Shenzhou 9 a módulo e passarão dias nele. País quer construir estação espacial até 2020.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário