Google inaugurou nova política sem o aval da UE
A nova política de privacidade põe o Google e União Europeia em rota de colisão. Em causa está a possível ilegalidade das cláusulas do documento que unifica dezenas de políticas do universo Google.
Política de privacidade unificada para mais de 70 serviços começa a valer a partir de hoje, 1 de março, apesar dos alertas da União Europeia de que a companhia possa estar a violar leis europeias. Com a nova política, os dados obtidos pelo serviço de buscas do Google podem ser compartilhados com outras plataformas do grupo, como YouTube, o Gmail e o Blogger. Na prática, mais de 70 políticas de privacidade, de diferentes sites do Google, passam a estar unificadas numa só.
O Google alega que as novas mudanças podem produzir resultados de busca melhores para os utilizadores, no entanto a União Europeia anunciou que pretende investigar a nova política de privacidade da empresa. Em nome do resto da Europa é a Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL), órgão que regula o setor na França, que assume a investigação do caso.
As autoridades de informação da União Europeia estão preocupadas com a combinação de dados pessoais em diferentes serviços. Em meados de março esta entidade enviará uma série de perguntas ao gigante de buscas na internet a fim de prosseguir com a investigação e perceber se nova política de privacidade é legal aos olhos das leis na União Europeia.
FONTE: TVNET.SAPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário