PAGINA INICIAL

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O pernambucano do século - ESTADO NATAL de Luiz Gonzaga, Pernambuco concentrará a maior parte das comemorações no centenário do homem que foi eleito o pernambucano do século 20


Eleito no final do século passado o %u201CPernambucano do Século 20%u201D, Luiz Gonzaga ganhará diversas homenagens no ano de seu centenário  (DIVULGAÇÃO
)Eleito no final do século passado o %u201CPernambucano do Século 20%u201D, Luiz Gonzaga ganhará diversas homenagens no ano de seu centenário (DIVULGAÇÃO )

Ao amante de Luiz Gonzaga, será obrigatória uma visita a Pernambuco próximo ano. O estado já se movimenta para fazer de 2012 o ano do Rei do Baião, a começar pelo festival Viva Gonzagão!, que acontece esta semana em Exu, cidade natal do sanfoneiro. O festival abre a programação do centenário com a apresentação de vários cultores dos ritmos notabilizados por Luiz Gonzaga, com destaque para o músico considerado seu herdeiro, o pernambucano de Garanhuns José Domingos de Morais, o Dominguinhos, que se apresenta amanhã (12), abrindo a programação que segue até domingo (18).

Na abertura do festival, serão entregues as reformas do Museu do Gonzagão, da casa-grande e do mausoléu onde está sepultado Luiz e seu esposa, Helena. Em 2012, uma segunda etapa do projeto deve reformar a Pousada e a Casa de Januário, pai de Luiz, e a casa da fazenda Araripe, onde Gonzaga morou na infância. Após restaurada, a morada será aberta para visitação pública.

Uma missa em memória de Luiz Gonzaga também será celebrada durante o festival. O altar será a sombra de um pé de juazeiro do Parque Aza Branca, onde o museu, as casas e o mausoléu estão localizados.

Segundo Beto Rezende, diretor-executivo do festival, o corte nos orçamentos públicos deste ano fez com que a edição de 2011 fosse enxugada. A programação do centenário também não está fechada, mas já se sabe que Luiz Gonzaga deve ser homenageados no Carnaval e no São João pernambucano. Ele será o tema do Galo da Madrugada e dos festejos juninos em Caruaru.

Está prevista também uma noite em homenagem a Luiz Gonzaga no Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece há mais de 20 anos na cidade apelidada de a “Suíça pernambucana”. Além disso, devem ser realizados debates e seminários sobre a obra do músico, a exemplo das já conhecidas Jornadas Gonzagueanas. “O governador, por falta de tempo, não bateu o martelo ainda”, explica Beto Rezende.
 
Museu na orla

Não obstante, o governador Eduardo Campos se encontrou no início deste mês em Brasília com a ministra da cultura Ana de Hollanda, quando os dois conversaram sobre o projeto do Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga. Lançado em dezembro de 2010 com a presença do então presidente Lula, o museu prevê o uso de tecnologia de ponta a fim de proporcionar uma interatividade com os visitantes. Dentre suas atividades, estão previstos cursos de dança e música, oficina de instrumentos musicais, estúdios, auditórios, biblioteca, mediateca, exposições temporárias, bar e restaurante.

A inauguração do museu deve coroar a efeméride. Orçada em R$ 26 milhões, prevista para ocupar 7 mil m² na zona portuária do Recife, a obra ainda não foi iniciada, mas os governos federal e estadual prometem entregá-lo no dia 13 de dezembro de 2012. (Pedro Rocha)

FONTE: WWW.OPOVO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário