PAGINA INICIAL

sábado, 15 de junho de 2013

Blatter é vaiado com Dilma e pede fair play e respeito à torcida Presidente da República e da FIFA participaram da abertura da Copa das Confederações no Estádio Mané Garrincha


Constrangimento marcou a abertura da Copa das Confederações, no Estádio Mané Garrincha (Getty Images)
Constrangimento marcou a abertura da Copa das Confederações, no Estádio Mané Garrincha (Getty Images)

Enquanto manifestantes entravam em confrontos com policiais militares nos arredores do Mané Garrincha, a torcida brasileira não havia mostrado nenhum sinal de hostilidade dentro do estádio. Até que Joseph Blatter, presidente da FIFA, apareceu em cena para ouvir uma estrondosa vaia ao lado de Dilma Rousseff, presidente da República.
Os apupos começaram assim que o locutor da arena anunciou o discurso de Blatter, pouco antes de Brasil e Japão se enfrentarem na abertura da Copa das Confederações, neste sábado (15 de junho). Talvez na tentativa de conter a antipatia, o suíço soprou algumas vezes o seu microfone antes de enfim se pronunciar em ‘portunhol’.
“Prezados filhos do futebol, amigos. Estamos todos unidos hoje para uma verdadeira festa do futebol no país pentacampeão. É um grande prazer, em nome da FIFA, mostrar a devida gratidão às autoridades brasileiras, lideradas pela presidente Dilma Rousseff”, declarou Blatter.
Quando o presidente da FIFA pronunciou o nome da presidente, focalizada pelo telão do estádio, as vaias se tornaram ainda maiores. Os poucos aplausos acabaram facilmente abafados. Ele fez expressão de surpreso, antes de cobrar a torcida: “Onde está o respeito e o fair play, por favor?”.
Nitidamente sem graça, Dilma quis acabar logo com o constrangimento. Pegou o microfone e findou o cerimonial. “Declaro oficialmente aberto a Copa das Confederações FIFA 2013”.
Minutos depois, o público voltou a ter respeito e fair play ao gritar ‘Japão’ para festejar a execução do hino nacional da seleção adversária. Por motivos óbvios, o Brasil foi muito mais festejado.

foxsports.com

Google quer disponibilizar wi-fi gratuito em todo o mundo Segundo a revista Wired, a empresa está enviando balões para a estratosfera com o objetivo de liberar o acesso à internet

Balões ficariam na estratosfera Foto: Reprodução
Balões ficariam na estratosfera
Foto: Reprodução
O Google está enviando balões para a estratosfera com o objetivo de disponibilizar wi-fi gratuito ao mundo. Trata-se do Projeto Loon. A ideia é fazer centenas de milhares de balões de alta pressão voarem na Terra e fornecerem internet para bilhões de pessoas. Faz parte do famoso Google X Lab, que trouxe ao mundo o Glass e carros autônomos. Segundo a Wired:
Esta é uma proposta audaciosa, e hoje em Christchurch, o Google fez uma conferência à imprensa com o primeiro-ministro da Nova Zelândia para revelá-lo formalmente. O Google também fará o maior teste do Projeto Loon: 50 pessoas em Christchurch dentro de uma faixa de 20 km dos balões verão se eles podem se conectar a partir do céu.

As informações são da revista Wired. 
terra.com

Em Brasília, manifestantes fazem caminhada até o Mané Garrincha



Cerca de 200 pessoas se reuniram na manhã deste sábado na rodoviária de Brasília para iniciar uma caminhada em protesto rumo ao Estádio Nacional de Brasília. Várias causas motivaram a manifestação. Entre elas, a melhoria da educação, da saúde, contra o aumento das passagens nos ônibus, o gasto do dinheiro público na reforma do Mané Garrincha e a falta de moradia foram algumas das razões que levaram às ruas vários movimentos sociais e grupos estudantis.
- Acho que está na hora do povo brasileiro ir à luta. Existe uma falta de preocupação dos nossos governantes com a opinião pública - disse um dos participantes do protesto, o administrador Caíque Martins
Em nome da Polícia Militar do Distrito Federal, o tenente-coronel Alves foi de encontro aos manifestantes e pediu que o protesto fosse pacífico, que os policiais estavam lá para garantir a liberdade de todos em exercer o direito de questionar, desde que não atrapalhasse os demais cidadãos. Em contrapartida, os manifestantes pediram que a PM os escoltasse e e bloqueasse uma das faixas do Eixo Monumental, para que eles pudessem caminhar até o estádio. A solicitação foi atendida.
- A manifestação, na teoria, é sempre para ser pacífica. Nós não restamos aqui para quebrar nada e sim para exigir nossos direitos. Apenas uma meia-dúzia, às vezes, aparece para cometer atos de vandalismo - disse o estudante do movimento Juventude Consciente Bruno Lobo, de 16 anos. 
opovo.com

Brasil colocará à prova sua hegemonia na Copa das Confederações

Brasil: a dura missão de reconquistar o público na Copa das Confederações
Brasil quer "virar a página" em sua história e voltar a ser uma seleção temida pelos adversários (Foto: Divulgação/CBF)
Amistosos. São apenas jogos assim que a seleção brasileira está atuando nos últimos dois anos, desde a eliminação na Copa América para o campeão Uruguai. Como é país sede daCopa das Confederações e Copa do Mundo, o Brasil não atua nas Eliminatórias. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) marcou partidas sem critério, com países fracos (como China, Iraque e Gabão) e sem medição da qualidade do elenco tupiniquim. Isso, juntando com as derrotas para times "grandes" como Alemanha, França, Argentina, Inglaterra e México, deixou o povo desconfiado da potencialidade da seleção.
Essa é a missão do Brasil na Copa das Confederações: reconquistar a torcida, que não vem gostando da equipe nos últimos anos. A modesta 22ª colocação no ranking da Fifadeixa claro que a seleção brasileira perdeu espaço e não é mais temida pelos adversários. Mesmo como mandante, Espanha e Itália chegam, na bola, como favoritas. O favoritismo geral para os brasileiros deve vir apenas por ser mandante, como afirmou o "canhotinha de ouro" Gérson (campeão mundial em 1970) em entrevista exclusiva concedida à VAVEL Brasil na última quarta-feira (12).
Parte dessa desconfiança dos "verde e amarelos" também é pela renovação que o grupo teve recentemente. A parte mais difícil é entender que a idade chega até para os bons jogadores, e se livrar deles é uma tarefa complicada, ainda mais quando não se vem com uma safra de jovens talentosos. Neste ano, apenas três remanescentes do último Mundial permaneceram: Júlio César, Daniel Alves e Thiago Silva. No Brasil, a revelação de novos atletas tem agradado (Neymar, Hernanes, Oscar, Luiz Gustavo e David Luiz), mas a preparação equivocada e sem tempo não faz o elenco deslanchar nos jogos, fazendo os torcedores perderem a paciência rapidamente, como é do sangue brasileiro.
Uma vítima dessa pressão por resultados foi o técnico Mano Menezes, que foi demitido no início de 2013. Um velho conhecido foi chamado para "apagar o incêndio": Luiz Felipe Scolari, com a missão de refazer a "Família Scolari", que funcionou em 2002 na conquista da Copa. Agora, o momento é outro e o treinador vem desgastado por não ter dado certo nos últimos clubes em que passou.  "O problema foi que os adversários que jogaram contra a gente se fecharam muito, respeitando muito o Brasil, e isso dificultou o nosso estilo de jogo", justificou Felipão, pedindo calma à imprensa e ao público.
Jogos
Brasil x Japão – 15 de junho, 16h, Mané Garrincha
Brasil x México – 19 de junho, 16h, Castelão
Brasil x Itália – 22 de junho, 16h, Fonte Nova
Elenco
Goleiros: Jefferson (Botafogo), Júlio César (QPR) e Diego Cavalieri (Fluminense).
Defensores: Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Marcelo (Real Madrid), Dante (Bayern de Munique), Filipe Luis (Atlético de Madrid), Jean (Fluminense), Réver (Atlético-MG).
Meio-campistas: Fernando (Shakhtar Donetsk), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Paulinho (Corinthians), Oscar (Chelsea), Lucas (PSG), Bernard (Atlético-MG), Jádson (São Paulo).
Atacantes: Fred (Fluminense), Neymar (Barcelona), Hulk (Zenit), Jô (Atlético-MG).
A seleção brasileira é a atual campeã da Copa das Confederações. Veja os gols da conquista em 2009, ao derrotar os Estados Unidos por 3 a 2, na África do Sul. 
vavel.com

William Bonner empurra contra-regra durante o 'Jornal Nacional'


William Bonner tentou evitar que um funcionário não identificado aparecesse no ar Foto: TV Globo / Divulgação
William Bonner tentou evitar que um funcionário não identificado aparecesse no ar
Foto: TV Globo / Divulgação


Na noite da última sexta-feira (14), durante exibição do Jornal Nacional, William Bonner empurrou um contra-regra. A atração, que era exibida de um estúdio montado próximo ao estádio Mané Garrincha, em Brasília - local onde é realizada a abertura da Copa das Confederações neste sábado, com jogo entre Brasil e Japão - já estava em seu quinto bloco quando o apresentador, para evitar a aparição de um funcionário que queria ajeitar a lapela do convidado e narrador Galvão Bueno, empurrou o homem.
Além disso, Bonner também teve problemas com os discursos longos de Galvão e tentou por duas vezes cortar o narrador por causa do tempo do programa no ar. Depois da exibição do jornal global, a sequência gravada logo foi parar no Youtube e virou motivo de comentários entres os usuários de redes sociais como Twitter e Facebook.
Terra/ terra.com

Zabé da Loca, ícone da cultura do Cariri, será tema de filme

Image 
 
A equipe de produção da série Visceral Brasil concluiu no último dia 11, em Monteiro, a gravação do seu segundo episódio, intitulado “Sob o Céu de Zabé”, que conta a história da tocadora de pífano Zabé da Loca, que recebeu, em 2008, a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e foi eleita Revelação da Música Brasileira.

Foram realizadas gravações no Assentamento Santa Catarina, local em Zabé vive desde 2003. Também houve gravações na loca em que Zabé viveu por 25 anos, no Sítio Tungão, a 19 km de Monteiro. No sábado, 8, a equipe do Visceral Brasil registrou um encontro entre Zabé, músicos e poetas da região.

“A proposta é registrar o ambiente, o lugar que “formou” Zabé, a paisagem e o universo inspiradores. Vamos filmar o céu, os trabalhadores rurais, o movimento que faz o tempo no sertão, os dias, as horas, os minutos que passam de uma forma muito única, com um ritmo próprio”, explica a diretora da série, Márcia Paraíso.

Zabé da Loca é tocadora de pífano, uma flauta rudimentar e tradicional do Nordeste brasileiro. Nasceu em 1924 e é natural da região de Buíque, agreste do Pernambuco. Durante toda a infância e juventude, a artista passou trabalhando no campo e fazendo música na cidade de Buíque. Casada, mudou-se para o interior da Paraíba, teve três filhos e, quando ficou viúva, viu sua casa, literalmente, ruir.

A única alternativa foi mudar-se com a família para uma gruta (uma loca, na linguagem da região), cuja entrada ela tapou com paredes de taipa e onde passou o seguinte quarto de século. Surgiam ali o apelido e as condições que talhariam a sua música. Do pife, Zabé da Loca extraiu o som do seu universo paralelo.

Descoberta pela mídia em 1995, a artista saiu da caverna. Assentada da Reforma Agrária, sua música – sem tempo, sem espaço – faz sentido tanto para os tradicionalistas quanto para os jovens. A pifanista serviu de inspiração em discos de artistas como o percussionista argentino Ramiro Mussoto e o grupo paraibano Cabruêra.

Em 2007, aos 83 anos, gravou seu terceiro álbum, intitulado Bom Todo. O título do álbum é a forma como Zabé da Loca se refere a algo ou a alguma coisa que considere maravilhosa.

Visceral Brasil é uma produção da Plural Filmes em parceria com a Joner Produções. Serão treze documentários sobre as raízes da música brasileira, sua diversidade e seus grandes mestres que, sem romper com suas origens, extrapolaram a visibilidade regional e tornaram-se referência para a MPB. A estreia da série está prevista para o primeiro semestre de 2014 na TV Brasil.

Durante todo o ano de 2013, a equipe de produção do Visceral Brasil vai percorrer diversas cidades da Bahia, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia com o desafio de registrar o universo musical dos treze personagens escolhidos: Bule Bule, Zabé da Loca, Mestre Humberto, Dona Onete, Mestre Vieira, Mestre Laurentino, Côco Raízes de Arcoverde, Dona Maria do Batuque, Pedro Ortaça, Giba Giba, Arlindo dos 8 baixos e o grupo Zambiapunga.

Com curadoria de Carla Joner e direção de Márcia Paraíso, cada episódio terá uma linguagem própria, coerente com o perfil de cada personagem. O episódio sobre Bule Bule também é codirigido por Carla Joner.

O primeiro episódio da série foi gravado na Bahia em abril. Intitulado O trovador, o cabra e os mundos, o documentário retrata o músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador baiano Antônio Ribeiro da Conceição, o Bule Bule. O episódio tem cenas gravadas também em Lisboa – onde Bule Bule se apresentou durante as atividades do Ano do Brasil em Portugal e encontrou Dona Onete, cantora paraense que também será tema de um dos episódios da série. Bule Bule percorreu as ruas de Lisboa, versando e descobrindo a terra de origem da literatura de cordel e do repente. 


cariri ligado

EUA solicitaram dados de apenas 18 mil usuários, afirma Facebook Número é 'pequena fração' dos seus 1,1 bilhão de usuários, diz empresa. Vazamento sobre espionagem gera preocupação sobre privacidade online.


O Facebook revelou na noite desta sexta-feira (14) detalhes sobre os pedidos de informações privadas feitos pelo governo dos Estados Unidos dentro de seu sistema de espionagem digital e garantiu que as solicitações afetaram entre 18 mil e 19 mil contas, o que a rede social considera "uma pequena fração" dos mais de um bilhão de usuários.
Em comunicado, o Facebook detalhou que, desde 31 de dezembro de 2012, recebeu entre 9 mil e 10 mil pedidos de informações privadas por parte das autoridades, desde solicitações da polícia local, em nível estadual e federal, e relativas a questões de segurança nacional.
Esses pedidos afetaram entre 18 mil e 19 mil usuários, um número que o Facebook considerou como "uma pequena fração" de seus 1,1 bilhão de usuários em nível mundial e que, disse, vai colocar "em perspectiva as falsas afirmações" que surgiram em alguns meios de comunicação.
O representante legal do Facebook, Ted Ullyot, que não especificou até que ponto forneceu informações particulares, afirmou que a empresa sempre tenta proteger a privacidade dos usuários nestas solicitações.
Ullyot disse que, até o momento, as autoridades não permitem a revelação de dados específicos, de modo que, por exemplo, possam separar somente aqueles que afetam à segurança nacional e que são autorizados sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira (Fisa).
Facebook (Foto: Reuters)Facebook afirmou que seus dados colocam falsas informações 'em perspectiva' (Foto: Reuters)
Na semana passada, graças a um vazamento feito pelo informante Edward Snowden, os jornais britânico "Guardian" e americano "Washington Post" revelaram dois programas de espionagem com participação da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, afetando registros telefônicos e dados online.
Este último, conhecido como Prism, supostamente permite o acesso direto aos servidores de nove das maiores empresas de internet dos EUA, como Google, Facebook, Microsoft eApple.
O Facebook, que negou desde o princípio que permita o acesso direto aos seus servidores, disse hoje que "os casos que afetam a segurança nacional são em sua natureza classificados e muito delicados e tradicionalmente existem limites, inclusive, para reconhecer a recepção destes pedidos".
A rede social disse que vai continuar pressionando pela defesa da privacidade de seus usuários e para promover a transparência. 
globo.com

Cigano e Velasquez lutarão em outubro


Cigano e Velasquez lutarão em outubro
Nunca na história do UFC dois atletas se enfrentaram por quatro vezes, o que torna as trilogias ainda mais históricas e importantes. Entre ospesados, a expectativa é pelo terceiro embate entre Junior “Cigano” e Cain Velasquez, que será realizado em outubro, como afirmou o presidente do show ao site  MMA Junkie. Aberto a conversas com jornalistas na semana do UFC 161, o cartola revelou, também, que apesar não haver data para o confronto, a utilização do Cowboys Stadium foi descartada mais uma vez, para tristeza dos fãs.

 Estádio mais caro do mundo, o Cowboys Stadium, em Dallas, tem capacidade para mais de 80 mil pessoas e é um velho sonho de Dana White, que ainda aguarda ter em mãos um embate que tenha apelo suficiente para lotar o espaço. Acompanhe a página de MMA do R7 Melhor para o Toyota Center, na cidade de Houston, também no Texas, que, de acordo com a apuração do site, deve ser o palco para aquela que tem tudo para ser a disputa que chegará a quarta edição. Na primeira vez que se enfrentaram, Cigano venceu por nocaute ainda no primeiro round, em dezembro de 2011. Na revanche, porém, o americano bateu o catarinense por decisão unânime, em novembro passado.  


R7/pb agora

Líder de facção criminosa na Paraíba é transferido para PE por determinação do STJ Participaram da megaoperação cerca de 50 Agentes de Segurança Penitenciária da Paraíba e, no Estado de Pernambuco, contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal


Divulgação
André Quirino é apontado como líder da 'Al Qaeda'
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) promoveu no final da tarde desta sexta-feira (14), a transferência do apenado André Quirino da Silva, mais conhecido como ‘Fão’ para a Penitenciária de Segurança Máxima Dr. Ênio Pessoa Guerra (PEPG), na cidade de Limoeiro, no estado vizinho de Pernambuco. A transferência foi realizada, secretamente, pelos agentes penitenciários do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) com o apoio de batedores e agentes velados da Gerência Executiva de Planejamento, Segurança e Informação (Geplasi), ambos da SEAP.
Participaram da megaoperação cerca de 50 Agentes de Segurança Penitenciária da Paraíba e, no Estado de Pernambuco, contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF-PE.
Não foi a primeira vez que ocorre esse tipo de transferência de apenados paraibanos para o Sistema Prisional de Pernambuco. No ano passado, houve a transferência do traficante Josenildo Domingos Barbosa da Silva, conhecido por 'Mago de Campina' para Limoeiro-PE e Dillyan Muniz, assaltante de bancos para Petrolina (hoje preso como foragido no PB-1, mas que já pediu transferência para o Presídio de Petrolina novamente).
De acordo com o Secretário de Administração Penitenciária do Estado, o Delegado de Policia Civil Wallber Virgolino, “A SEAP, em conjunto com o Poder Judiciário da Paraíba, fez de tudo para evitar a transferência de André Quirino, pois temos condição de custodiar qualquer tipo de apenado seja que periculosidade for, principalmente, no Complexo de Jacarapé. O pedido de transferência corre desde o inicio do ano, sendo indeferido na fase Administrativa pela SEAP e negada nas duas instâncias pelo Poder Judiciário, porém o Superior Tribunal de Justiça concedeu”, disse.
André Quirino voltou à Paraíba do Presídio Federal de Rondônia no dia 29 de fevereiro de 2012 e foi encaminhado à Penitenciária Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1 e PB2), onde permaneceu até esta data. O apenado é considerado o principal líder e articulador da facção criminosa conhecida como ‘Al Qaeda’ e comandava o tráfico de entorpecentes em várias comunidades de João Pessoa, além de instigar rebeliões, motins, danos ao patrimônio público, ameaçar de morte policiais, agentes penitenciários e outros criminosos. Ele é apontado pela Polícia Civil do Estado como um dos responsáveis pelo comando do tráfico de drogas na Paraíba e responde processos por homicídios, porte ilegal de arma, formação de quadrilha, tráfico de drogas e assalto.
André Quirino também é investigado por representar na Paraíba a facção denominada PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL – PCC, daí sua periculosidade, em razão de sua articulação com criminosos de outros Estados da Federação.
Ainda segundo Virgolino, “a transferência desta sexta só comprova que o Sistema Prisional da Paraíba segue o caminho da disciplina e moralização, pois não foi em vão que André Quirino recorreu até o STJ em Brasília para ser transferido. Só pede para sair quem se sente incomodado com os cortes de regalias, privilégios e a intensificação de uma disciplina rigorosa. Essa transferência é resultado de um trabalho sério, estratégico e eficiente, pois estamos conseguindo sufocar o crime organizado dentro dos Presídios, colocando o Sistema Prisional Paraibano entre os mais eficientes, seguros e disciplinadores do país. A missão determinada pelo Governador Ricardo Coutinho foi moralizar o sistema com disciplina e ressocializacao, e ‘missão dada, é missão cumprida’. Fugas e pedidos de transferências são sinais claros que as coisas mudaram e aquela zona de conforto de outros tempos acabou”, revelou. 
portal correio